Como se movem 300 kg de ouro em Londres?! De Porsche, claro!

Como se transportam 300 kg de ouro rapidamente e em segurança, através do coração de uma movimentada cidade como Londres? A bordo de três Porsche Panamera Turbo Sport Turismo, claro! Foi, pelo menos, o que sucedeu quando uma das maiores empresas que trabalham aquele metal precioso, a Baird & Co, precisou de movimentar 24 barras de 12,5 kg cada, da sua refinaria para a sua nova loja em Londres, em Hatton Garden.

Para isso, a empresa britânica entrou em contacto com a Porsche para que lhe fosse fornecida uma forma rápida de transporte, desde a refinaria, situada na zona leste de Londres, em local desconhecido. A Porsche disponibilizou quatro Panamera Sport Turismo, um negro para encabeçar a caravana e três nas cores da bandeira britânica: dois Turbo (o azul e o branco) e um (o vermelho) Turbo S-Hybrid.

Cada carro teria de transportar quatro adultos – o condutor, um operador de rádio e dois seguranças – e duas caixas fortes que, com as barras de ouro, pesavam 60 kg cada. Além disso, teria de dispor de uma margem significativa de "performance" disponível para o caso de necessitar de alguma manobra evasiva… Afinal, a carga era demasiado atractiva, sendo o seu valor estimado em 11,25 milhões de euros!

Na manhã de domingo, a caravana saiu do local clandestino onde se encontra a refinaria da Baird & Co, escoltada por motos da polícia e sob a vigilância permanente de um helicóptero. Atravessou parte significativa da capital britânica, num percurso de cerca de 19 km que acabou por ser feito em 40 minutos, com a carga preciosa sempre bem acondicionada, graças à suspensão pneumática que equipava os Sport Turismo. As caixas acabaram por ser descarregadas na Baird & Co. E as barras de ouro devidamente catalogadas e guardadas.

Juntando o útil ao agradável, este transporte acabou também por servir como a mais recente jogada publicitária para o novo modelo da Porsche. Na verdade, atendendo a que a velocidade média da viagem foi de 28,5 km/h haveria muitos outros modelos mais modestos que cumpririam a missão sem dar tanto nas vistas…

Mas teremos de acreditar nas palavras de um aliviado director da Baird & Co., depois de ver o seu ouro guardado na loja: "Desta vez tínhamos um grande carregamento de ouro para transportar, o que é bastante raro", explicou Nick Hammond. "Tínhamos de confiar em carros que fossem totalmente fiáveis, estáveis e que fossem mais que capazes de transportar o ouro, ficando com uma reserva de ‘performance’. Não queríamos que os veículos andassem sequer perto dos limites e, apesar do enorme peso (e da sua densidade), os Panamera portaram-se de forma exemplar".

Apesar deste magnífico golpe publicitário, já sabe: quando precisar de movimentar os seus 300 kg de ouro, talvez seja mesmo mais prático tratar disso com uma empresa de transporte de valores…

Em destaque